São Paulo, maior produtor de laranja do mundo, ainda tem áreas para crescer, diz instituição São Pa

广告位火热招租中

Com o objetivo de garantir que as lavouras de citros sejam saudáveis e produtivas, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) está acompanhando a movimentação dos produtores em direção a áreas com menor incidência da praga do greening, que tem afetado a produção de laranjas. A decisão final sobre onde e quando plantar é dos citricultores, mas a instituição recomenda o plantio em áreas com menor ou nenhuma incidência da doença. É válido destacar que ainda existem muitas áreas em São Paulo aptas para o plantio imediato de citros, mesmo com a presença da doença, visto que São Paulo é o principal parque citrícola do mundo com grande produtividade.

Lavoura de citros

Por que escolher áreas com menor incidência?

Michelangelo Bolognesi, pesquisador do Fundecitrus, destaca que a escolha de áreas com menor incidência do greening é importante porque a praga tem impacto direto na qualidade e produtividade das lavouras e seu controle é um processo demorado e oneroso. Além disso, é preciso enfatizar a expansão geográfica do greening desde que foi identificado pela primeira vez no Brasil, em 2004, avançando para outros estados como Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Doença greening

Como manter as lavouras saudáveis?

De acordo com Juliano Ayres, gerente-geral do Fundecitrus, é muito importante que todos os estados adotem em suas legislações a obrigatoriedade de produção de mudas de citros em viveiros protegidos para evitar a propagação da doença. Além disso, é necessário avaliar rigorosamente a microrregião de plantio para eliminar ou substituir plantas de citros que não recebem o controle adequado e que possam servir como fonte de inóculo da bactéria que causa a doença e de murtas, local onde o psilídeo Diaphorina citri se reproduz.

Como controlar o greening?

Em áreas com baixa incidência do greening, é recomendável que todas as plantas doentes sejam eliminadas dos pomares comerciais para impedir o alastramento da doença. Contudo, ainda que a pressão da doença seja menor em algumas regiões, é importante destacar que as ações de prevenção devem ser adotadas conjuntamente por todos os citricultores de uma determinada região. Daí a importância da conscientização para o sucesso da produção.

Leia também

  • Agronegócio e supermercados estão no foco de fusões e aquisições em 2024

  • Mosaic chega ao setor de bioinsumos e espera faturar US$ 100 milhões até 2030

  • Espécies invasoras destroem safras, disseminam doenças e custam ao mundo mais de US$ 400 bi por ano

No geral, as ações que contribuem para o controle e prevenção da doença têm como objetivo garantir que a citricultura seja viável economicamente e se desenvolva de forma sustentável em todas as regiões produtoras de laranjas.

Neste sentido, o Fundecitrus tem feito um importante trabalho de compartilhamento de conhecimento com diversos estados no Brasil e em outros países, contribuindo para a formação e a atualização de profissionais do setor e para o desenvolvimento da citricultura de forma sustentável em todo o mundo.

Se você gostou deste artigo, comente abaixo e compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas possam se conscientizar sobre a importância de escolher áreas com baixa incidência do greening para plantar citros.

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro das últimas novidades sobre o mundo da citricultura e muito mais!


Por /


广告位火热招租中