Quem foi Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro em 2018: Descubra o legado e impac

广告位火热招租中

Marielle Franco, uma socióloga e ativista pelos direitos humanos, tornou-se vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL em 2016, com uma das maiores votações da cidade. Nascida e criada na favela da Maré, ela foi brutalmente assassinada aos 38 anos em março de 2018, juntamente com seu motorista Anderson Gomes, enquanto saíam de um evento. O trágico incidente abalou o país e gerou clamor por justiça.

Quais são os desdobramentos do caso Marielle?

A investigação do caso Marielle Franco levou mais de seis anos, culminando na prisão de dois suspeitos de terem ordenado o crime: o deputado federal Chiquinho Brazão e seu irmão Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, o delegado Rivaldo Barbosa foi acusado de agir para proteger os irmãos envolvidos. As prisões foram possíveis graças à delação de Ronnie Lessa, ex-policial militar responsável pelos disparos, e ao depoimento de Élcio de Queiroz, que confessou ter dirigido o veículo utilizado no assassinato.

Qual foi o papel de Marielle na política e na defesa dos direitos humanos?

Marielle Franco iniciou sua trajetória na militância durante a juventude, após sua amiga ser vítima de bala perdida em um confronto armado na favela da Maré. Ela ingressou na política apoiando o deputado Marcelo Freixo e posteriormente tornou-se vereadora, destacando-se por sua firme oposição à violência policial nas comunidades e seu engajamento na defesa dos direitos humanos. Sua dissertação de mestrado sobre as Unidades de Polícia Pacificadora refletia seu compromisso com a justiça social e a segurança nas comunidades cariocas.

Qual é o legado de Marielle Franco?

O legado de Marielle Franco perdura através de suas lutas e ideais. Ela era uma voz ativa em defesa das mulheres, negros, LGBTQ+ e dos mais vulneráveis na sociedade. Seu brutal assassinato gerou comoção nacional e reforçou a necessidade de combater a violência e a impunidade que assolam o país. Sua família e apoiadores clamam por justiça e por respostas sobre os motivos por trás de sua morte, buscando finalmente esclarecer o trágico episódio que calou uma das vozes mais promissoras do ativismo brasileiro.

Brazil
Activism

Ao refletirmos sobre a vida e a morte de Marielle Franco, somos confrontados com questões sobre justiça, segurança pública e direitos humanos no Brasil. Seu legado continua a inspirar as futuras gerações a lutarem por um mundo mais justo e igualitário. A memória de Marielle será sempre lembrada como um símbolo de resistência e esperança em tempos de adversidade.

Nos ajude a manter viva a memória de Marielle compartilhando esse artigo, contribuindo com comentários e se engajando nas causas que ela defendia. Agradecemos por ler e pelo apoio contínuo. #MariellePresente


Por /


广告位火热招租中