Eis aqui algumas sugestões de duplos títulos para o artigo em pauta: - Inflação brasileira e americ

广告位火热招租中
A semana começa com uma agenda repleta de dados importantes tanto no Brasil quanto no exterior. As projeções do Boletim Focus, que são divulgadas na terça-feira (9) por aqui, vão ajudar a balizar as expectativas do mercado. Segundo informações, os economistas têm trazido previsões mais otimistas nas últimas semanas, o que traz certo alívio para os investidores. Na quarta-feira (10), os dados inflacionários serão divulgados tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. O IPCA de março aqui no Brasil ganha mais importância do que já tem naturalmente, porque o Banco Central deixou em aberto o futuro dos juros em sua última ata do Copom. A autoridade monetária deixou clara sua preocupação com a alta dos preços e a pressão inflacionária vinda de alguns setores da economia, especialmente do mercado de trabalho. Enquanto isso, nos Estados Unidos, às 9h30 de Brasília será conhecido o índice de preços ao consumidor (CPI na sigla em inglês) de março. Os dados inflacionários americanos têm ficado no radar do mercado depois de voltarem a mostrar força. Após a inflação dar sinais de arrefecimento no ano passado, o mercado começou a acreditar que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) cortaria os juros já no começo deste ano. No entanto, após inúmeros indicadores, especialmente de emprego, continuarem mostrando força, o mercado percebeu que ainda havia uma forte pressão inflacionária por lá (não à toa, os próprios dados de alta dos preços surpreenderam negativamente por lá). Na quinta-feira (11), o mercado precisará se desdobrar para acompanhar todos os indicadores do dia. Há a divulgação dos dados de varejo aqui no Brasil às 9h. Na sequência, às 9h15, os investidores acompanham a decisão de juros na zona do euro. Recentemente, a presidente do Banco Central europeu, Christine Lagarde, sinalizou que o início do corte de juros por lá deve acontecer em junho. Portanto, o mercado fica de olho no comunicado que acompanha a decisão em busca de pistas. Por fim, às 9h30, há mais um indicador de inflação americano, o índice de preços ao produtor (PPI), que também deve ser olhado “de lupa” pelos agentes financeiros. Na sexta-feira (12), há a divulgação dos dados de serviços do Brasil às 8h. O indicador, assim como o varejo, trará aos investidores uma pista de como está a atividade econômica por aqui e, especialmente, o quanto ela pode trazer de pressão inflacionária. Além disso, nos Estados Unidos, dados de inflação devem dar boa parte do tom dos mercados nesta semana. A decisão monetária do Banco Central Europeu também deve ficar no radar. Os números inflacionários e de varejo e serviços mostrarão a quantas anda a economia brasileira e qual o espaço que o Banco Central terá para cortar a Selic nas próximas reuniões. Os investidores terão uma semana bastante movimentada pela frente e terão que ficar atentos a todos os indicadores e suas implicações, para que possam tomar decisões informadas e seguras.

Principais destaques da semana

Dinheiro

Projeções do Boletim Focus

As projeções do Boletim Focus, que são divulgadas na terça-feira (9) por aqui, vão ajudar a balizar as expectativas do mercado. Segundo informações, os economistas têm trazido previsões mais otimistas nas últimas semanas, o que traz certo alívio para os investidores.

Inflação

IPCAs de março no Brasil e nos Estados Unidos

Na quarta-feira (10), os dados inflacionários serão divulgados tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. O IPCA de março aqui no Brasil ganha mais importância do que já tem naturalmente, porque o Banco Central deixou em aberto o futuro dos juros em sua última ata do Copom.

Já no dia seguinte, na quinta-feira (11), há a divulgação dos dados de varejo aqui no Brasil às 9h. Na sequência, às 9h15, os investidores acompanham a decisão de juros na zona do euro. Recentemente, a presidente do Banco Central europeu, Christine Lagarde, sinalizou que o início do corte de juros por lá deve acontecer em junho.

Serviços

Dados de serviços do Brasil e índice de preços ao produtor nos Estados Unidos

Na sexta-feira (12), há a divulgação dos dados de serviços do Brasil às 8h. O indicador, assim como o varejo, trará aos investidores uma pista de como está a atividade econômica por aqui e, especialmente, o quanto ela pode trazer de pressão inflacionária.

Por fim, às 9h30, há mais um indicador de inflação americano, o índice de preços ao produtor (PPI), que também deve ser olhado “de lupa” pelos agentes financeiros.

Fique atento às movimentações do mercado e busque tomar decisões informadas e seguras. Deixe seu comentário abaixo para continuarmos a discussão.

Não se esqueça também de seguir o Valor Investe nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades do mundo financeiro!

Siga o Valor Investe:


Por /Nathália Larghi


广告位火热招租中