Redução de Roubos: Impacto Positivo no SP, Mas Aumento Alarmante de Latrocínios no 1º Trimestre

广告位火热招租中

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou dados que apontam queda de 14,5% nos casos de roubo no Estado de São Paulo durante o primeiro trimestre deste ano. De acordo com a SSP, foram registrados 51.999 casos de janeiro a março – a menor marca histórica para o período. Outros crimes, como homicídios, furtos e estupros, também tiveram queda. Contudo, houve aumento de latrocínios, que são os roubos seguidos de morte.

Imagem aleatória de São Paulo fornecida pela Unsplash
Roubos caem no primeiro trimestre no Estado de São Paulo, mas latrocínios crescem Foto: Felipe Rau/Estadão

Na capital paulista, foram 18 vítimas de latrocínio entre janeiro e março, em comparação com as sete registradas no mesmo período de 2023. Em nota publicada no site, a Secretaria da Segurança Pública afirmou ter evitado quase 10 mil roubos e furtos somente em março.

Por que os latrocínios cresceram no Estado de São Paulo?

A queda nos índices de roubos e outros crimes patrimoniais pode ser explicada por meio da atuação da polícia paulista, que tem intensificado as operações em ferros velhos, desmanches e lojas de venda de peças de veículos. No entanto, o aumento dos casos de latrocínio indica que os criminosos têm se tornado mais violentos e agressivos em suas ações. O desafio, portanto, é manter a segurança da população, inclusive em bairros nobres da capital paulista, como Morumbi e Itaim Bibi, que têm registrado casos de assaltos.

Como a Secretaria da Segurança Pública está lidando com a questão dos latrocínios?

A pasta afirmou que se mantém “atenta à variação dos índices criminais, com especial atenção aos crimes contra a vida, como homicídios e latrocínios”. Segundo a SSP, 21 autores desses delitos foram presos no Estado no primeiro trimestre deste ano. Além disso, todas as ocorrências são analisadas pela ferramenta SP Vida, que auxilia na criação de medidas para combater esses delitos. Ou seja, a SSP está trabalhando para garantir a segurança da população e reduzir os casos de latrocínio.

Quais foram os números dos principais crimes no Estado de São Paulo durante o primeiro trimestre deste ano?

  • Homicídios (-8,8%): de 752, no primeiro trimestre de 2023, para 686, no mesmo período deste ano
  • Roubos (-14,5%): de 60,8 mil para 51,9 mil
  • Furtos (-4,1%): de 143,3 mil para 137,3 mil
  • Estupros (-6,8%): de 3,6 mil para 3,4 mil
  • Latrocínios (24,3%): de 37 para 46

Qual foi a situação na capital paulista no primeiro trimestre deste ano em relação aos principais crimes?

  • Homicídios (-1,6%): de 124, no primeiro trimestre de 2023, para 122, no mesmo período deste ano
  • Roubos (-15,5%): de 35,9 mil para 30,3 mil
  • Furtos (-3,7%): de 61,4 mil para 59 mil
  • Estupros (-10,6%): de 790 para 706
  • Latrocínios (157,1%): de 7 para 18

A queda nos principais crimes na capital paulista é um reflexo do trabalho integrado entre as polícias civil e militar, que têm se es


Por /


广告位火热招租中