A paixão da infância que molda artistas: a jornada dos grandes fabricantes de violinos

广告位火热招租中

A jovem luthier sul-coreana Ayoung An é uma estrela em ascensão no mundo da fabricação de violinos em Cremona, Itália - uma cidade que é berço de mestres famosos como Antonio Stradivari e Andrea Amati. Sua jornada para se tornar uma luthier de violinos começou quando seus pais lhe compraram um violino aos seus 8 anos de idade e cultivou sua paixão pelo instrumento. Ainda criança, ela já incomodava o dono da loja de instrumentos musicais de sua cidade natal com perguntas, e na adolescência decidiu que sua carreira seria na fabricação de violinos. Seus pais, assustados com a ideia de ela se mudar tão longe para seguir uma carreira incerta, tentaram impedi-la, mas An finalmente se mudou para os Estados Unidos na casa de uma família americana para frequentar uma escola secundária local e estudar na Escola Internacional de Fabricação de Violinos de Chicago.

Como foi a jornada de Ayoung An até se tornar uma luthier de violinos famosa

Depois de se tornar uma luthier, ela se mudou para Cremona, onde continuou seu aprendizado na tradição de Stradivari e Guarneri. Hoje, An tem oficina própria na cidade e constrói violinos, violoncelos e outros instrumentos com um processo de fabricação tradicional que leva cerca de dois meses de trabalho. Cada instrumento é vendido por cerca de US$ 18.000 na loja de um amigo em Londres.

Um luthier trabalhando em seu estúdio
Um luthier trabalhando em seu estúdio. Foto: Unsplash

Como é o processo de fabricação de um violino tradicional

O estúdio de An é banhado por luz natural e está repleto de livros e pilhas de madeira que precisam secar ao ar livre por cinco a dez anos antes de se tornarem instrumentos, para não correrem o risco de empenar. Naquele dia, ela estava formando um braço curvo chamado "voluta", uma das etapas posteriores da produção de violinos e violoncelos.

Violinos como os de An, feitos de acordo com a tradição de Stradivari e Guarneri, exigem cerca de dois meses de trabalho, e cada instrumento é vendido por cerca de US$ 18.000. Para os habitantes de Cremona, a qualidade sonora dos mestres é o objetivo final.

Qual é o método de trabalho de Ayoung An

Em mesas e prateleiras por todo o estúdio, An guarda potes de pigmento para envernizar e de vidro e minerais moído para polir. Também pode ser encontrada em suas paredes uma variedade de ferramentas, desde cinzéis e serras até ferramentas de dentista para arranhar o instrumento e criar uma aparência mais antiga.

An é a integrante mais jovem de um consórcio dedicado a manter as tradições da fabricação de violinos em Cremona, e está tão imersa no método de fabricação que criou um nome artístico, Anna Arietti, para se adequar melhor à cultura italiana.

Qual é o destino dos instrumentos musicais fabricados por An

An é uma luthier de prestígio, e o processo de fabricação de um instrumento musical dentro de sua oficina é artesanal, feito com a atenção minuciosa a cada detalhe. Um momento importante no processo é o "batismo" do instrumento, quando a etiqueta do luthier é colocada dentro dele. Para Ayoung An, é esse o momento em que seu nome artístico italiano é impresso no instrumento em um lugar que permanecerá por toda a vida do violino.

Violinos pendurados em uma loja                                <p><br /></p>
                                <p>Por /</p>
                                <p><br /></p>
                            </div>
                            <div class=
    广告位火热招租中