Como declarar aluguel recebido no Imposto de Renda 2024? - Guia passo a passo para evitar erros

广告位火热招租中

A cobrança do Imposto de Renda sobre aluguel é um tributo que ocorre sobre os rendimentos obtidos por uma locação de imóvel. Portanto, se você tem uma casa, apartamento, imóvel comercial ou galpão e recebe aluguel destes imóveis, é necessário declarar o valor dessa renda.

LEIA TAMBÉM:
- Programa do IRPF 2024; veja aqui como baixar
- Quem deve declarar Imposto de Renda em 2024?
- Informe de rendimentos do INSS está disponível; veja como baixar

O Carnê-leão utiliza a tabela progressiva do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) com base em alíquotas diferentes para cada faixa de rendimento do contribuinte. Trata-se de recolhimento mensal obrigatório feito pelo contribuinte que recebe rendimentos pagos por pessoas físicas ou vindos do exterior.

Como o Carnê-leão afeta os contribuintes?

Funciona como um documento de registro dos recebimentos mensais da pessoa física. Com esses registros, é possível calcular o valor de imposto a ser pago à Receita Federal.

Quem está obrigado a recolher o Carnê-leão?

O recolhimento mensal do Carnê-leão é obrigatório para todos os profissionais que atuam como pessoa física e que recebem mais de R$ 2.112,01 no imóvel. Nessa categoria, também estão inclusos os contribuintes que recebem rendimentos de:

O contador André Luz, proprietário da Luz Assessoria Contábil, explica que caso a pessoa não faça o pagamento mensal do Carnê-leão, todos os valores serão tributados na declaração de Imposto de Renda. A base de cálculo também muda de acordo com os recebimentos e seguem valores conforme mostra a tabela abaixo:

Como declarar corretamente o aluguel no Imposto de Renda?

Se o imóvel alugado tem mais de um dono (em conjunto com outras pessoas), é preciso declarar o percentual correspondente à sua participação no recebimento do aluguel. É crucial que as informações sejam precisas tanto do dono do imóvel quanto do inquilino.

Luz ressalta que o preenchimento da declaração do Imposto de Renda pode ser complicado e caso o declarante fique com dúvidas, o mais recomendado é buscar alguma assessoria contábil para realizar o preenchimento correto e evitar problemas com a Receita Federal.

Taxes

Rental Property

Espero que este artigo sobre a declaração do Imposto de Renda sobre aluguel tenha sido útil. Se tiver alguma dúvida ou comentário, não hesite em compartilhar abaixo. Agradeço pela leitura e apoio!


Por /Carla Matsue


广告位火热招租中