Força que combateu Estado Islâmico na Síria: Alerta sobre ameaça internacional

广告位火热招租中

Em 23 de março de 2019, os combatentes das SDF capturaram a aldeia de Baghouz, no leste da Síria, marcando o fim do califado do grupo extremista que foi esculpido em grandes partes da Síria e do Iraque. Durante seu domínio, o EI brutalizou milhões de pessoas e atraiu milhares de homens e mulheres de todo o mundo para se juntarem às suas fileiras.

Quais são as consequências do domínio do Estado Islâmico na Síria e no Iraque?

Apesar da sua derrota, as células adormecidas do EI e os seus afiliados na Ásia e na África continuam a reivindicar ataques mortais, bem como na Síria e no vizinho Iraque, onde os extremistas foram derrotados em 2017.

Como as SDF sugerem lidar com os combatentes do EI detidos?

Essa força síria mantém cerca de 10 mil combatentes do EI capturados no nordeste da Síria em cerca de duas dúzias de instalações de detenção — incluindo 2 mil estrangeiros cujos países de origem se recusaram a repatriá-los. Os combatentes curdos apoiados pelos EUA também supervisionam cerca de 45 mil parentes de combatentes do EI, na sua maioria mulheres e crianças, no extenso campo de Al-Hol.

Qual é a preocupação em relação aos familiares dos combatentes do EI no campo de Al-Hol?

“A questão dos detidos do EI exige uma solução global”, afirmou o SDF. E acrescentou que seus países de origem devem repatriar os seus cidadãos, ou um tribunal internacional deve ser estabelecido no nordeste da Síria, onde eles possam ser julgados. As SDF disseram que resolver o caso das famílias do EI no campo de Al-Hol “é uma prioridade que não pode ser negligenciada ou ignorada, pois o local ainda é uma bomba-relógio”.

Síria
Imagem ilustrativa da situação na Síria

“As preocupações com os filhos do EI que estão recebendo os ensinamentos da organização neste ambiente infestado de terroristas são cada vez maiores”, afirmou. “Isso, por si só, representa uma ameaça para o futuro da região e do mundo.”

Leia também

  • EUA responsabilizam Estado Islâmico por ataque a casa de shows em Moscou

  • EUA haviam alertado Rússia sobre possível ataque terrorista; veja o que se sabe sobre tragédia

  • Suspeito de ataque na Rússia diz que iria receber R$ 27 mil e que foi contatado pelo Telegram

A organização terrorista ainda representa um grande perigo para as nossas regiões e para o mundo”, disseram as SDF. Elas acrescentaram que os terroristas procuram “reconstruir-se através das suas células adormecidas e tentam reavivar os seus sonhos de recuperar o controlo geográfico sobre algumas áreas”.

Forças curdas
Forças curdas em ação na Síria

Publicidade

Para erradicar completamente o EI, é necessário desmantelar “o seu terreno de reprodução ideológica”. Aresolução desse impasse requer a atenção prioritária da comunidade internacional e a cooperação entre os países afetados e envolvidos nos esforços de combate ao extremismo.

Encerramos aqui o artigo sobre a contínua ameaça representada pelos remanescentes do Estado Islâmico e apelamos à ação conjunta e à busca de soluções eficazes para garantir a estabilidade e segurança global.

Obrigado pela leitura e convidamos você a compartilhar seus pensamentos e opiniões nos comentários abaixo. Não deixe de nos seguir para mais atualizações e informações relevantes. Se gostou do conteúdo, não se esqueça de deixar seu like!


Por /


广告位火热招租中