Frente Parlamentar de Advocacia: Quais são os próximos passos após a aprovação no Senado?

广告位火热招租中

A advocacia é uma profissão essencial para a defesa dos direitos dos indivíduos, de acordo com Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal e autor do projeto de resolução que criou a Frente Parlamentar da Advocacia, aprovado nesta quarta-feira, 24. A Frente tem como objetivo promover estudos, análises, regulamentações e atuação legislativa relativamente à advocacia brasileira e reunirá senadores com interesse na regulamentação legal e efetividade dos deveres da advocacia. Além disso, a Frente promoverá debates com profissionais para colaborar com o fortalecimento da atividade e acompanhará a tramitação de projetos que tenham a área do Direito como ponto central.

Imagem relacionada a advocacia
Imagem relacionada a advocacia. Fonte: Unsplash

Qual a relevância da advocacia na história brasileira?

O senador Rodrigo Cunha, relator do parecer aprovado e apresentado à Comissão Diretora do Senado em 9 de abril, destacou que a relevância do “ofício de advogado na história brasileira” é inegável. Segundo o parlamentar, os advogados sempre sobressaíram na representação política, contribuindo para a elaboração de nossas Constituições e para definição dos rumos da nação. Ainda segundo ele, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) teve um papel fundamental na história do País, estando “na linha de frente da defesa dos direitos e garantias individuais”.

Imagem de advogado trabalhando
Imagem de advogado trabalhando. Fonte: Unsplash

Como as frentes parlamentares se relacionam à advocacia?

Segundo o senador Marcos Rogério, que relatou a proposta anteriormente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), as frentes parlamentares têm uma função importante de representação de "bandeiras e preferências sociais" para além dos partidos políticos, facilitando o exercício do direito de associação. Ainda segundo ele, a advocacia desempenha um papel imprescindível.

Qual o papel da advocacia na defesa dos direitos humanos?

A OAB teve um papel fundamental na defesa dos direitos e garantias individuais, estando "na linha de frente" na luta pela redemocratização do país frente à ditadura militar, como ressaltou o senador Rodrigo Cunha. Envolvendo-se em casos de grande relevância para a sociedade, a advocacia tem sido um importante instrumento na defesa dos direitos humanos.

A partir da criação da Frente Parlamentar da Advocacia, espera-se um maior fortalecimento da profissão e uma maior representatividade no âmbito legislativo.

Portanto, a criação da Frente Parlamentar da Advocacia é um passo importante no fortalecimento da profissão e na defesa dos direitos individuais e coletivos da sociedade brasileira.

Se você tem interesse em direito e advocacia, deixe a sua opinião nos comentários e aproveite para compartilhar este conteúdo com seus colegas de profissão e amigos.

Agradecemos pela leitura e esperamos continuar produzindo conteúdos relevantes para vocês. Não esqueça de nos seguir nas redes sociais, curtir e compartilhar nossas publicações.


Por /


广告位火热招租中