Delegado-geral desafia plano do governo e afirma que PM não tem atribuição para investigar; assista

广告位火热招租中

Polícia Militar investirá em investigações de crimes de menor potencial ofensivo

No dia 19 de fevereiro, foi divulgado um plano do governo do estado de São Paulo que permite que a Polícia Militar atue em investigações de crimes de menor potencial ofensivo, como o registro de termos circunstanciados (TC), cuja atribuição é atualmente da Polícia Civil (PC).

imagem de policiais
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Unsplash / fonte: https://unsplash.com/photos/Lga88jmaHX8

De acordo com o delegado-geral Artur José Dian, essa novidade não é aprovada pela Polícia Civil, que alega que a PM não pode realizar atos da Polícia Judiciária, como diligências e pedidos de medidas cautelares, só registrar os TCs. O Supremo Tribunal Federal (STF) não permite que a PM de São Paulo faça investigações criminais, somente registre os TCs e se atenha aos limites das decisões do STF, que proíbe que a PM realize ações de Polícia Judiciária.

No entanto, o governo sustenta que a medida trará mais celeridade para o atendimento das ocorrências, permitindo que os policiais militares voltem mais rapidamente às ruas para realizar o patrulhamento. Atualmente, quando a PM registra um TC, os agentes precisam levar o documento até uma delegacia, onde um delegado da Polícia Civil é o responsável por lavrar o termo circunstanciado.

imagem de segurança
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Unsplash / fonte: https://unsplash.com/photos/z2PMZEgGn_g

As ações da Polícia Civil

Em relação às operações feitas pelo Ministério Público em conjunto com a PM de combate ao Primeiro Comando da Capital (PCC), preterindo a Polícia Civil, o delegado-geral afirmou que existem inquéritos policiais instaurados nos departamentos de polícias especializadas desde o ano de 2022. Ele enalteceu o trabalho das delegacias da instituição e disse que não cabia a ele comentar “qualquer diretriz de crime organizado que tenha sido difundida em outra instituição”, exceto se ultrapassarem o disposto no artigo 144 da Constituição Federal.

O artigo regula o papel das polícias no sistema de Segurança Pública no País e estabelece que a PM é responsável pelo policiamento ostensivo, e a Polícia Civil, pelas investigações de crimes.

Posição do governo

Mais cedo nesta mesma sexta-feira, o governador Tarcísio de Freitas negou que haja uma crise e disse que a medida foi negociada com a direção da Polícia Civil. Segundo ele, é um passo importante que tem previsão em termos de decisão judicial e isso já foi adotado por outros Estados. Ele ainda ressaltou que não existe racha entre as polícias e que trabalharão integradas. Até o momento, a medida se resume a permitir que a PM registre os termos circunstanciados, sem conter informações sobre autorização da PM para efetivar investigações criminais.

Leia também

  • Tarcísio prepara pagamento de R$ 500 milhões de bônus para policiais em meio a disputa na segurança

  • Tarcísio amplia poder da PM, esvazia Polícia Civil e agrava rixa entre corporações

Em um futuro próximo, a medida poderá desencadear uma mudança no modelo de Segurança Pública do estado de São Paulo. As diferenças existentes entre as polícias são históricas e afetam, em muitos casos, a eficácia das ações das forças de segurança. Aguardemos para saber quais serão as próximas ações tomadas em relação a essas mudanças.

Não esqueça de deixar sua opinião sobre o assunto nos comentários abaixo e de nos seguir para mais informações sobre Segurança Pública e assuntos relacionados!

Referência: Estado de São Paulo

Agradecimentos à fonte de imagens: https://unsplash.com/

O artigo acima é uma transcrição da notícia original e seu conteúdo é responsabilidade exclusiva da fonte citada no final.

Não deixe de compartilhar este artigo e nos seguir para ficar por dentro das últimas notícias!

O que você achou da proposta do governo de São Paulo? Deixe sua opinião abaixo nos comentários!

Se você gostou deste artigo, não se esqueça de dar um like, deixar seu comentário, nos seguir e compartilhar com seus amigos!


Por /


广告位火热招租中