O que Trump argumenta para se defender de seus processos? Verdade e mentira: Entenda a análise.

广告位火热招租中

Enquanto o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrenta várias ações criminais e legais, incluindo uma acusação criminal de falsificação de registros financeiros, ele colocou seus problemas jurídicos no centro das atenções, tornando-os uma espécie de grito de guerra para sua reeleição. Essa tática provavelmente continuará sendo vista, em especial durante o seu julgamento em Manhattan.

Trump rejeitou as acusações como parte de um esquema de “interferência eleitoral” orquestrado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Acusações de uma conspiração de Biden

O que Trump disse: “Biden disse isso. Ele disse — você sabe qual é o plano deles? Acabou de ser lançado outro dia. Não foi — foi vazado por uma das muitas pessoas que provavelmente pensaram que estava errado. Todo o seu plano é perseguir Trump de todas as maneiras possíveis, especialmente criminal e legalmente” — declarou em um comício na Geórgia em março.

Os quatro processos criminais contra Trump foram movidos por promotores estaduais ou locais, o que indica que o Departamento de Justiça não tem controle sobre eles. Os outros dois casos criminais do republicano são supervisionados por um advogado especial, nomeado pelo procurador-geral Merrick B. Garland para evitar conflito de interesses. Não há evidências de que Biden esteja dirigindo pessoalmente os casos contra Trump. Biden já enfatizou publicamente a independência do Departamento de Justiça.

Ataques exagerados de perseguição

O que Trump disse: “Por que eles não trouxeram esses casos falsos inspirados Biden contra mim há 3 anos? Porque o corrupto do Biden queria que eles fossem trazidos bem no meio da minha campanha eleitoral presidencial de 2024, ‘coisas’ típicas de países do Terceiro Mundo! — disse em um post na Truth Social em março.

Pelo menos três casos em que Trump esteve envolvido começaram antes de Biden assumir o cargo, enquanto outros três são sobre sua conduta eleitoral e pós-presidencial. Não existem provas de que Biden tenha tentado prolongar os casos.

Ataques imprecisos a juízes

O que Trump disse: “O juiz Juan Merchan está totalmente comprometido e deve ser removido deste caso TRUMP imediatamente. Sua filha, Loren, é uma odiadora raivosa de Trump, que admitiu ter conversado com o pai sobre mim, e ainda assim ele me amordaçou” — escreveu no Truth Social em março.

Loren Merchan, filha do juiz que presidiu o caso do silêncio, atuou como presidente de uma agência de estratégia de campanha digital que trabalhou para vários democratas proeminentes, incluindo a campanha de Biden em 2020. Especialistas em ética judicial disseram que o trabalho dela não é motivo suficiente para recusa. Quando a equipe jurídica de Trump solicitou sua recusa com base em sua filha, o juiz Merchan procurou aconselhamento do Comitê Consultivo de Ética Judicial do Estado de Nova York, que disse não ver nenhum conflito de interesse.

O que Trump disse: “Este juiz aplica uma multa de US$ 355 milhões sobre um empréstimo que é uma fração desse valor, porque ele é um juiz democrata corrupto do clube. Ele não permitiria um júri. Não houve júri” — em um comício na Geórgia em março.

O julgamento por fraude civil de Trump não foi a um júri porque o processo foi apresentado por James sob uma lei do Estado de Nova York que concede ao procurador-geral ampla autoridade para investigar fraudes corporativas e exige julgamento no que é conhecido como julgamento de bancada, que é conduzido apenas por um juiz.

O que Trump disse: “A avaliação fraudulenta de Mar-a-Lago por Engoron por US$ 18 milhões, quando vale 50 a 100 vezes esse valor, é outra peça do HOAX de interferência eleitoral.”


Por /


广告位火热招租中