Em total sintonia com suas essências: Três destaques da SPFW que exibem a diversidade criativa da mo

广告位火热招租中

A São Paulo Fashion Week, edição número 57, aconteceu na semana passada, do dia 9 a 14 de abril, reunindo grandes estilistas e criadores do segmento moda nacional em um dos maiores palcos do país. O evento teve como tema central a celebração da sintonia presente no processo criativo contínuo de transformação no setor da moda. Este movimento veio para reforçar a importância de novas histórias sendo contadas pelas novas gerações de estilistas, gerando descobertas e inovações dentro do mercado.

Imagem relacionada a moda
Foto: Agencia Fotosite/ALUF/Marina Bitu/Gloria Coelho

ALUF – A moda com um olhar emocional

A jovem Ana Luísa Fernandes, de 28 anos, abriu a semana de moda paulistana na terça-feira, 9, no grande salão de madeira do shopping paulistano JK Iguatemi. A ALUF trouxe um olhar amplo em significados e muito emocional para a moda, criando narrativas intensas e envolventes. Tendo como referência o livro Arte como Terapia, a marca desenvolveu coleções baseadas nas razões de existir a arte, chegando, nesta temporada, ao último motivo: a Arte pela Arte. Os deslumbrantes e arrebatadores tecidos foram da beleza sublime tridimensional, como as flores de jacquard gofrado – um tecido exclusivo da marca – que deram novos volumes a looks todos brancos, além de peças fluidas de seda e viscose, tricôs com pontos ultradelicados e shapes românticos, pautados por calças de pernas amplas, saias e mangas volumosas.

Imagem relacionada a moda
Modelo usa look da Aluf. Foto: Carla Carniel/Reuters

Marina Bitu – Entre tradição e modernidade

Um dos pontos altos do evento foi a marca cearense Marina Bitu, que mergulhou ainda mais fundo em suas raízes para criar a coleção Cariri: o início e o fim. A coleção surgiu dividida em quatro partes – Região, Povo/História, Cultura e Espiritualidade –, cada uma delas explorando a rica herança dessa região do Brasil de forma a materializá-la em moda. Com a música tradicional do Ceará surgiu os elementos de tradição e modernidade em perfeita sintonia. A arte da região surgiu em texturas como a do interessante macropaetê de bioplástico desenvolvido pelos alunos do Senac Ceará, com peças de crochê feitas à mão e tramas que remetem ao orvalho nas plantas da Chapada do Araripe – tornando presente a artesania cultural da região em roupas sofisticadas e extremamente desejáveis.

Imagem relacionada a moda
Look durante desfile da Marina Bitu. Foto: Andre Penner/AP

Gloria Coelho – Celebrando a própria essência

A célebre Gloria Coelho fechou a programação da semana com Léxicos, uma coleção criada como um resumo de sua essência. Com 50 anos de marca, Gloria é uma das grandes criadoras do nosso tempo e apresentou sua alfaiataria precisa e geométrica como sendo um de seus principais símbolos. O uso predominante do preto e branco, dos grafismos das formas e dos recortes que evidenciam o corpo, marcam grande parte de sua criação, em alguns momentos evidenciados por muita pele à mostra. O desfile mostrou-se fresco e com uma proposta muito jovem, mostrando a confiança em manter a sua essência, que é um caminho possível e rico para a criação de moda. Esta mesma confiança criativa se observa nas marcas apresentadas nesta edição da SPFW, promovendo a inovação e a satisfação do público.

Em suma, a São Paulo Fashion Week trouxe novas propostas criativas, reforçando a importância da celebração da essência e do olhar emocional nos projetos desenvolvidos. Além disso, a valorização da tradição e reflexão sobre o seu contexto histórico passou a integrar o universo da moda, e a combinação de todas essas abordagens se torna um desafio intensamente prazeroso para os estilistas nas próximas temporadas.

Compartilhe sua opinião conosco nos comentários.

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro das novidades de moda e lifestyle. Comente, curta e compartilhe nosso conteúdo. Agradecemos a sua atenção.


Por /


广告位火热招租中