Série ‘Cadernos Negros’: Festa cultural celebra 45 anos de representatividade literária na Avenida P

广告位火热招租中

O 45º volume dos Cadernos Negros, uma das principais vitrines para autores e autoras negras no Brasil há quatro décadas, será lançado no Itaú Cultural, em São Paulo, neste final de semana. Produzido pelo coletivo cultural Quilombhoje Literatura, o evento apresentará uma vasta programação com diversas linguagens artísticas, incluindo leitura de poemas, apresentações musicais e de dança, interação com os escritores e performances de samba-rock inspiradas em poemas.

Imagem de livros
A literatura afro-brasileira é destaque no lançamento do 45º volume dos Cadernos Negros. Foto: Unsplash.

Os Cadernos Negros representam mais que uma simples coleção de textos, eles são testemunhos do poder da literatura como resistência contra o preconceito. Ao longo dos anos, a publicação desempenha um papel fundamental na ampliação do debate sobre a identidade negra no Brasil, abrindo caminho para uma nova geração de escritores e leitores. Neste ano, o foco está na poesia negra.

O que são os Cadernos Negros e qual sua importância?

Os Cadernos Negros configuram uma série literária independente fundamental para a descoberta e promoção de novos talentos literários. Criada em 1978 pelos escritores Cuti e Hugo, a publicação surgiu em um contexto de avanço dos movimentos de afirmação da população negra no Brasil, como o Black Panthers e Black is Beautiful. Em São Paulo, ganhava força a Imprensa Negra Paulista, e ecoava o ativismo dos líderes negros Rosa Parks, Nelson Mandela, Abdias do Nascimento e Lélia Gonzalez.

Imagem de escritores e livros
Os escritores dos Cadernos Negros: Cuti, Esmeralda Ribeiro, Rogério Dias, Fernanda Luiza, Márcio Barbosa e Lena Santos. Foto: Samirah Fakhouri.

Como tudo começou?

O grupo que fundou os Cadernos Negros propunha o debate sobre o apagamento do negro e sua representação distorcida nos discursos literários. Como combater essa exclusão? Como resposta, nasceu a primeira edição dos Cadernos: um espaço de expressão com a temática “ser negro no Brasil”. Alguns exemplares da série encontram-se disponíveis para leitura na biblioteca do CCSP, incluindo a primeira edição e uma seleção à parte, de dois volumes (Os Melhores Poemas e Os Melhores Contos), que foi traduzida para o inglês.

Por que a literatura afro-brasileira é importante?

A literatura afro-brasileira é importante porque traz consigo a história da discriminação, da exclusão e da resistência da população negra no Brasil. Ela é responsável por desnaturalizar o racismo e reconstruir o imaginário social, promovendo uma maior representatividade às(os) escritoras(es) negras(os). Nas palavras da escritora Esmeralda Ribeiro, “é possível ser um escritor e uma escritora em um país racista, que tentou sempre nos colocar em lugares inferiorizados. Não reconhecer que escrevemos e publicamos é de uma violência tamanha”.

Onde será o lançamento do 45º volume dos Cadernos Negros?

O lançamento do livro Cadernos Negros - Volume 45 – Poemas Afro-brasileiros será no Itaú Cultural, na Avenida Paulista, em São Paulo, nos dias 20 e 21 de abril, com horários de sábado às 18h e domingo às 17h.

Não perca a chance de prestigiar esse evento que celebra a literatura afro-brasileira e a resistência contra o preconceito. Compartilhe esse artigo com seus amigos, curta e comente para apoiar a diversidade cultural brasileira.

divider

Este conteúdo foi produzido em parceria com o Quilombhoje, coletivo que incentiva a leitura, difusão de conhecimentos e produção de estudos sobre literatura e cultura negra.

Serviço

  • Lançamento do livro Cadernos Negros - Volume 45 – Poemas Afro-brasileiros
  • Data: 20 e 21 de abril
  • Horários: Sábado (18h) e domingo (17h)
  • Local: Itaú Cultural
  • Endereço: Av. Paulista, 149 - Bela Vista - São Paulo
  • Para mais informações, visite o site do Quilombhoje Literatura: https://www.quilombhoje.com.br/site/

Não se esqueça de seguir as páginas oficiais do Quilombhoje Literatura nas redes sociais para ficar por dentro de mais eventos e lançamentos de livros que incentivam a leitura, difusão de conhecimentos e produção de estudos sobre literatura e cultura negra. Compartilhe a mensagem e ajude a disseminar a diversidade cultural brasileira!


Por /


广告位火热招租中